Quer uma família saudável? Siga essas 6 dicas!

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Nos dias mais estressantes (quando tudo que você quer é pegar o primeiro avião pra qualquer praia bem longe da sua cidade) pensar no que preparar para o jantar quando chegar em casa pode ser a última coisa que você quer fazer. Você está de mau humor, as crianças estão com fome e tudo que você consegue pensar é passar na primeira lanchonete e pegar tudo pra viagem. Não é assim?A gente sabe que é. Mas ao mesmo tempo pensamos: como têm famílias que conseguem aparentemente sem esforço realizar essas responsabilidades sem iniciar uma guerra civil enquanto cozinham brócolis no vapor?

Fomo atrás dessas informações pra saber o que eles fazem de diferente e quais são seus hábitos pra ter uma família inteira com hábitos saudáveis. Vamos a eles:

 

Eles deixam as crianças envolvidas no preparo

Crianças e adolescentes querem se sentir importantes. Quando você os deixa envolvidos na preparação da refeição, você reduz a carga de trabalho e estabelece hábitos que eles terão pra vida toda. Crianças pequenas podem ajudar a arrumar a mesa, os maiores podem ajudar a cortar ou lavar alguns ingredientes frescos que serão usados na refeição. Envolver as crianças nesse processo pode ser ainda um fator determinante para uma alimentação saudável e para o desenvolvimento de uma atitude positiva sobre a culinária.

 

Eles fazem refeições divertidas, criativas e atraentes

Famílias saudáveis ​​fazem das refeições experiências agradáveis ​​que estimulem a criatividade e que fazem da comida algo divertido e não obrigatório. Brócolis pode se tornar uma “árvore” mergulhada em “lama” (hummus).  Ou então faça uma competição pra ver quantas cores cabem no prato dos seus filhos. Invente e veja eles se envolverem no processo.

 

Eles não tomam bebidas açucaradas

Existem estudos comprovando a associação entre ingestão de refrigerantes com o ganho de peso nos adolescentes. O que pode surpreender é que o suco de frutas, considerado uma alternativa saudável, pode ter mais açúcar do que refrigerante. Essas calorias extras podem encontrar uma casa rápida ao redor da cintura do seu filho.

Qual a alternativa? Faça água saborizada. Nesse link tem algumas dicas de preparação pra te ajudar.

 

Eles fazem do café da manhã uma prioridade

 

Outro estudo com crianças pré-escolares descobriu que tomar café da manhã contribui para um peso corporal saudável, enquanto que o contrário também provou ser verdade.

 

Eles fazem substituições saudáveis

Você pode criar alternativas saudáveis​​ para praticamente qualquer alimento que goste. Ao invés de batatas fritas, por exemplo, você pode testar uma receita assada ou pelo menos pra começar faça as fritas com batata doce. Com um pouco de imaginação você pode criar refeições super saudáveis sem perder em sabor.

 

 Eles comem juntos com frequência

Em um estudo com adolescentes descobriram que as famílias que tinham o hábito de comer juntos cinco ou mais vezes por semana – café da manhã, almoço ou jantar – criaram hábitos alimentares saudáveis ​​para os adolescentes cinco anos depois.

 

É um desafio, mas parece que no final vale a pena, não é? E você, que estratégias usa para incentivar uma alimentação saudável em casa?